A CBF liberou, recentemente, a volta do público no Campeonato Brasileiro. O Fluminense, inclusive, já atuou duas vezes com a presença de torcida no Maracanã. Secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz avaliou como tem sido essa retomada.
— É um desafio essa retomada, estávamos bastante preocupados. Mas a gente acompanhou estas pessoas que foram aos estádios. Primeiro, acompanhamos as pessoas que estavam vacinadas ao menos com uma dose, um percentual de 35% estava com uma dose da vacina, tivemos uma dose predominante e depois acompanhamos a testagem – e detalhou:
— Tivemos 131 pessoas que testaram positivo para Covid-19 e então elas foram retiradas da área de ingresso, não puderam retirar os bilhetes das partidas. Caso não tivessem sido testadas, acompanhamos durante 15 dias acompanhamos pessoas que tinham sintomas. Dez pessoas apresentaram sintomas deram negativo e teve um caso positivo. O único caso positivo aconteceu fora do Maracanã.
A respeito dos eventos-teste realizados no Rio, o médico sanitarista afirma ter otimismo.
— Consideramos que a transmissão naquele local foi muito inferior do que na cidade como um todo. Além disso, na cidade como um todo transmissão está num nível moderado e baixo. Com isso, temos segurança para dizer que os eventos-teste são seguros para evitar a disseminação da Covid-19 – completou.