Ao que tudo indica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro dará aval ao protocolo médico (Jogo Seguro) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) aprovado pela maioria dos clubes (exceto Fluminense e Botafogo) visando ao retorno do Campeonato Carioca. Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier indica que a tendência é por uma aprovação em breve.
— Estamos analisando o protocolo e até o fim da semana vamos dar uma resposta. Mas tende a ser positiva. O governo está favorável desde que não tenha nenhum impacto na vida das pessoas. Nossa prioridade é o retorno. Se a gente consegue controlar a curva, o número de leitos e conseguir oferecer segurança a todos os envolvidos, nada impedirá o retorno – disse o secretário.
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, Bornier fala em redução no número dos casos.
— Os clubes estabeleceram regras seguras, é um padrão internacional, o que dá segurança ao governo. A pauta do esporte sofreu muito por conta da pandemia, por causa da crise. Sabemos que é preciso elevar o esporte. Dentro do protocolo estabelecido pelo governo lá atrás, planejando as fases de reabertura, o esporte tinha o seu momento para retorno. Futebol e Rio de Janeiro é uma relação, né? A redução do percentual (de casos) acaba ajudando – afirmou.
Na última terça-feira, foram divulgadas novos 1.185 óbitos por Covid-19, no Brasil, já chegando a 34.497. No Rio, o boletim de terça informou 3.480 novos casos e 147 mortes. De segunda para terça, houve aumento de 5% no total de notificações e 2,1% nos falecimentos…