Odair Hellmann não é mais técnico do Fluminense. O treinador aceitou uma proposta do futebol árabe e deixou o Tricolor, que ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos. Em nota, a diretoria do Time de Guerreiros já anunciou que Marcão, auxiliar-técnico permanente do clube, será o substituto até o fim dessa temporada.
Essa não é a primeira vez que o ídolo tricolor assumirá o comando técnico da equipe. Isso já aconteceu em outras duas oportunidades (2016 e 2019). No total, Marcão tem 24 jogos como treinador do Flu, somando 8 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Pelo Brasileirão de 2019, foram 17 jogos, com 7 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 52,9% (53%, arredondando) dos pontos disputados.
Se em 2020 Marcão tiver o mesmo aproveitamento que teve no ano passado pelo Flu no Brasileirão, o treinador levará o Tricolor à Copa Libertadores de 2021. Restam 14 rodadas para o fim do torneio, logo, são 42 pontos em disputa. Se o Flu tiver o aproveitamento de 52,9% daqui para frente, somará mais 22,2 pontos. Como o Time de Guerreiros já tem 39, chegaria a marca dos 61,2 pontos ao final da 38ª rodada.
A pontuação é considerada a ideal pelo matemático Tristão Garcia para alcançar uma vaga no torneio intercontinental. Ainda segundo ele, existe a possibilidade de se chegar à Libertadores até mesmo com uma pontuação menor, de 59 pontos, por exemplo.
– Com 61 pontos é garantido o G-6. Porém, existe a possibilidade de uma pontuação menor ser suficiente. A possibilidade de conseguir com 59 pontos é grande. Mas é sábio mirar os 61 pontos, porque se não alcançar, ficando perto dessa marca há boa chance – afirmou Tristão, em entrevista recente.
Veja a tabela do Flu até o fim do Brasileirão:
Vasco (F)
Atlético-GO (F)
São Paulo (C)
Flamengo (F)
Corinthians (F)
Sport (C)
Coritiba (F)
Botafogo (C)
Goiás (C)
Bahia (F)
Atlético-MG (C)
Ceará (F)
Santos (F)
Fortaleza (C)