O Fluminense faz uma campanha muito boa no Campeonato Brasileiro até aqui e fechou o primeiro turno com 32 pontos e a quarta posição. Logo, está na zona de classificação para a Libertadores de 2021. Num cenário hipotético, caso o Tricolor repita a campanha que fez no returno do ano passado, as chances de ir à competição mais importante do continente são grandes.
Em 2019, após um péssimo primeiro turno, no qual somou apenas 18 pontos, reagiu no segundo e fez 28. Logo, se fizer os mesmos 28 nesta edição, chega a 60.
Na temporada passada, os oito primeiros se classificaram. Logo, o Inter, sétimo com 57, e o Corinthians, oitavo com 56. Isso, no entanto, aconteceu pelo fato de Flamengo e Athletico, campeões da Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, estarem no G6. Aí abriram as duas vagas. O sexto colocado foi o São Paulo, com 63.
Os seis primeiros de 2019 entraram diretamente na fase dos grupos. Já sétimo e oitavo jogaram as eliminatórias.
Vale contextualizar, claro, que cada campeonato tem sua história e as pontuações para título, Libertadores e rebaixamento acabam variando, mas a média costuma ser bem similar.