O Fluminense está focado na reta final decisiva do Campeonato Brasileiro da Série A de 2024. Por conta da pausa no calendário para a Data FIFA, o Time de Guerreiros ganhou tempo livre de preparação até o próximo jogo.
A equipe comandada por Mano Menezes volta a campo no dia 17, quinta-feira, para enfrentar o Flamengo, às 20h, no Maracanã. Depois de deixar a zona de rebaixamento com a vitória por 1×0 diante do Cruzeiro, na última semana, o Flu quer minimizar os riscos nas últimas rodadas.
Aproveitamento de 2023 salvaria o Fluminense
No momento, o Flu aparece na 16ª colocação com 30 pontos, um a mais do que o Vitória. O Tricolor, vale lembrar, ainda tem um jogo atrasado em relação a seus principais adversários, que será um confronto direto contra o Athletico-PR, atualmente no 15º lugar, com 31 pontos.
Com mais 10 jogos pela frente, o Fluminense deve garantir sua permanência na elite caso repita o aproveitamento que teve na reta final do Brasileirão em 2023.
Na última temporada, o Tricolor obteve 14 pontos nas últimas 10 vezes que entrou em campo pelo Brasileirão. No período, a equipe, comandada por Fernando Diniz, contabilizou quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na oportunidade, o time ainda estava dividindo atenções com outras competições, em meio à decisão da Libertadores contra o Boca Juniors e à preparação visando o Mundial de Clube.
Já neste ano, caso consiga, pelo menos, reeditar o desempenho, o Fluminense vai chegar aos 44 pontos e, provavelmente, evitar o rebaixamento. De acordo com o departamento de futebol da UFMG, a famosa régua dos 45 pontos deve ser reduzida em 2024. Os estudos apontam que com 44 pontos, o risco de rebaixamento é de apenas 5,9%.