(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Faltando oito jogos para o fim de sua participação no Campeonato Brasileiro de 2020, o Fluminense tem chances reais de conquistar uma das vagas na Libertadores. Se mantiver a campanha da primeira metade do torneio nas últimas oito rodadas, o Tricolor pode, inclusive, terminar no G4 da competição, assim como no primeiro turno.

No turno, o Fluminense somou 18 pontos dos 24 possíveis nas últimas oito partidas. Foram cinco vitórias (Coritiba, Goiás, Bahia, Santos e Fortaleza) e três empates (Botafogo, Ceará e Atlético-MG). Atualmente, o Tricolor tem 46, o que quer dizer que fecharia com 64 pontos se repetisse o mesmo desempenho.

 
 
 

Com essa pontuação, pelo menos uma vaga na Pré-Libertadores (G6) é garantida. Porém, ainda existe uma chance do Fluminense conseguir uma classificação direta à fase de grupos (G4). Para efeitos de comparação, o quarto colocado do Brasileiro nos anos de 2015, 2016 e 2017 teve 62 pontos. Já em 2018 e 2019, a pontuação do quarto colocado foi de 66 e 65, respectivamente, o que deixaria o Tricolor em quinto lugar.

Mas até mesmo como quinto colocado existe a possibilidade do Time de Guerreiros conseguir uma vaga direta. Como? Palmeiras e Grêmio disputam a final da Copa do Brasil e o clube paulista também está bem perto da decisão da Libertadores. Se um dos dois terminar no G4 e abrir uma vaga como campeão de um desses torneios, o quinto colocado passaria a ter classificação direta à fase de grupos, com sexto e sétimo indo à Pré-Liberta.