Atualmente dono da lateral direita no Fluminense, Samuel Xavier deu seus primeiros passos no futebol como meio de campo. E foi seu atual treinador, Fernando Diniz, quem modificou e, segundo ele, ajudou na sua evolução como atleta. Em entrevista ao Lance, o jogador recorda como foi:
— Foi uma fase bem decisiva na minha vida, até porque eu joguei na base do Paulista de Jundiaí e fiz toda a base jogando como terceiro homem de meio-campo. E eu lembro que nessa transição de base para profissional eu tive uma oportunidade de jogar na lateral direita num campeonato sub-20 e foi nesse campeonato que surgiu a primeira oportunidade de jogar de lateral e eu lembro que foi um jogo muito bom que eu fiz. Na época o treinador até me elogiou, perguntou se tinha sido a primeira vez, e eu falei que em jogo, sim. Já tinha treinado, mas é diferente – disse Samuel Xavier, que completou:
— Nessa transição eu comecei a jogar no profissional de lateral-direito, mas sempre voltava a jogar como terceiro homem no meio-campo. Quando o Diniz chegou no Paulista, ele me fixou de lateral e de lá para cá me tornei lateral de ofício. Ele tem essa grande participação de ter me efetivado mesmo como lateral.