Em entrevista à FluTV, Samuel Xavier respondeu a perguntas feitas por sócios do Fluminense. Questionado sobre a importância do técnico Fernando Diniz em sua carreira e também na volta por cima no Tricolor, o lateral-direito não escondeu a gratidão ao treinador.
Samuel, no início de sua carreira, no Paulista de Jundiaí, era meio-campista e foi o técnico quem viu nele a qualidade para se desenvolver melhor como lateral. Ele recorda:
— Muito importante na minha carreira, não somente aqui no Fluminense, mas desde o Paulista de Jundiaí. Foi uma mudança grande, essa transição do meio de campo para a lateral. Foi ele quem definiu isso, falou que achava que eu seria um bom lateral. Depois desse trabalho, eu virei lateral. Diniz é muito importante na minha carreira, sou grato a ele. Aqui foi um dos pilares, conhece meu trabalho. Quando chegou, já me chamou no canto, falou que conhecia como eu gostava de jogar. Aí começou a minha evolução.
Samuel Xavier chegou ao Fluminense em 2021 após se destacar com a camisa do Ceará. No Tricolor, demorou a deslanchar e chegou a figurar por um bom tempo na reserva. Com a chegada de Fernando Diniz, ganhou o lugar no time.