Grande nome da conquista em 2012, Fred está bem perto de voltar ao Fluminense (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

No próximo domingo, a Rede Globo reprisará a vitória do Fluminense por 3 a 2 sobre o Palmeiras, que valeu o título brasileiro de 2012. Neste contexto, o jornal Lance recordou onde estão os jogadores titulares e reservas daquela partida histórica. Confira:

Diego Cavalieri – Acabou dispensado do Fluminense em dezembro de 2017 por WhatsApp, situação que gerou grande polêmica e problemas judiciais ao tricolor. Em março de 2018, foi para o Crystal Palace (ING), mas nem chegou a estrear. Atualmente, com 37 anos, está no Botafogo.

Bruno – O lateral jogou pelo Fluminense até o final de 2014, quando se transferiu para o São Paulo. Depois, passou por Bahia e Internacional, onde esteve até o ano passado. Atualmente, aos 34 anos, está sem clube.

Gum – Considerado por muitos um ídolo do Fluminense, o zagueiro acabou se desligando do clube ao não chegar a um acordo de renovação no final de 2018. Em março do ano passado, assinou com a Chapecoense. Neste ano, foi anunciado como reforço do Criciúma, mas, quatro dias depois, foi realizar os exames médicos e revelou ter tido uma proposta do CRB. O clube, portanto, cancelou o contrato e o jogador foi para o time alagoano. Gum está com 34 anos.

Leandro Euzébio – Bicampeão com o Fluminense, o zagueiro chegou ao Tricolor em 2009 ficou no clube até 2014. Ele passou por Al-Khor (QAT), Náutico, Tupi, Cabofriense, Anápolis e Sergipe. Atualmente, com 38 anos, está sem clube desde que deixou a Cabofriense em 2018.

Carlinhos – Destaque em 2010 pelo Santo André, Carlinhos foi para o Fluminense e viveu grande momento no Brasileiro daquele ano. Foi conquistar o bicampeonato em 2012 e deixou Laranjeiras em 2014, quando acabou no São Paulo. Passou ainda por Internacional, Paysandu e CSA. Atualmente, aos 33 anos, está sem clube.

Edinho – Chegou ao Fluminense em 2011 a pedido do técnico Muricy Ramalho em uma das maiores negociações entre clubes do futebol brasileiro na época. Deixou o clube em 2013, quando foi para o Grêmio. Depois, passou por Coritiba, CSA, Ceará e Vila Nova. Atualmente, com 37 anos, está sem clube.

Jean – O jogador, que chegou ao Fluminense por empréstimo em 2012, ficou no clube até janeiro de 2016. Foi dele o cruzamento para Fred fazer o 3 a 2 contra o Palmeiras no título de 2012. Depois, ele jogou exatamente pelo clube paulista, onde conquistou o Brasileiro de 2016, e acabou emprestado ao Cruzeiro neste ano. Está com 33 anos.

Wellington Nem – Foi um dos personagens marcantes naquele ano. Criado em Xerém, ele estava emprestado ao Figueirense em 2011 e retornou em 2012. Acabou vendido em 2013 em Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde joga atualmente. Antes de voltar ao time ucraniano, jogou novamente no Flu no ano passado, mas teve poucas oportunidades. Está com 28 anos.

Thiago Neves – Já era um dos grandes nomes do Fluminense e chegou em 2012 para a terceira passagem pelo clube. Aa relação ficou estremecida após passagem pelo Flamengo no ano anterior, mas se destacou novamente no tricolor. Acabou vendido ao Al-Hilal em 2013 e teve passagem pelo Al-Jazira antes de ir para o Cruzeiro em 2017. Foi um dos personagens mais polêmicos da campanha que culminou no rebaixamento do clube mineiro. Atualmente, aos 35 anos, está no Grêmio.

Rafael Sobis – Chegou ao Fluminense em 2011, primeiro por empréstimo, mas acabou comprado em 2012. Em dezembro de 2014, acabou indo para o Tigres, do México. Depois, passou por Cruzeiro e Internacional antes de ir para o Ceará no início deste ano. Está com 34 anos.

Fred – O atacante ficou no Fluminense de 2009 a 2016, quando vivia clima ruim e acabou indo para o Atlético-MG. Em 2018, foi para o Cruzeiro e fez parte da caótica campanha do rebaixamento no ano passado. Agora, livre no mercado por uma liminar na Justiça, Fred está muito próximo do retorno do Tricolor. Ele está com 36 anos.

Diguinho – Viveu a melhor fase da carreira após chegar ao Fluminense em 2009. Ele ficou nas Laranjeiras até o final de 2014, quando não teve o contrato renovado e chorou no jogo de despedida. Acabou acertando com o Vasco em 2015, foi encostado em 2016 e teve o contrato encerrado em 2017. Passou ainda por São Paulo (RS), Aimoré e atualmente, aos 37 anos, está no São José.

Marcos Júnior – Cria da base do Fluminense, o atacante ficou no clube até 2018, quando acabou perdendo espaço. Ele está no Yokohama F. Marinos, do Japão, mas mantém a identificação com o Flu até hoje. Está com 27 anos.

 
 
 

Valencia – Foi contratado em 2010 a pedido de Muricy Ramalho. Foi importante no Brasileirão de 2010 e se manteve como titular. Em 2012, ele acabou se lesionando em jogos da seleção colombiana, mas voltou no fim do ano e foi importante. Acabou não tendo o vínculo renovado em 2014 e foi para o Santos pouco depois. Atualmente, aos 35 anos, está aposentado após passagem pelo Atlético Nacional da Colômbia.

Abel Braga – Mesmo com o título, acabou demitido do Fluminense em 2013. Chegou a voltar ao clube em 2017, mas pediu demissão no meio do ano seguinte. Depois de um trabalho ruim no Vasco no início do ano, está sem clube.