A Chapa Libertadores anuncia mais uma indicação para ocupar cargo de vice-presidência, dessa vez na pasta de Esportes Olímpicos. Trata-se do tricolor Roberto Leitão Filho, ex-atleta de luta olímpica (wrestling), pós-graduado em Gestão Esportiva pelo Instituto Olímpico Brasileiro, do COB, e formação em Gestão Desportiva pelo SOI.
A SOI (Solidariedade Olímpica Internacional) é a comissão do Comitê Olímpico Internacional que administra apoio financeiro destinado aos Comitês Olímpicos Nacionais para o desenvolvimento e expansão dos esportes em seus países.
É importante frisar que Roberto tem ainda formação em Engenharia Civil e pós-graduação em Engenharia de Segurança, pela PUC-RJ.
Como atleta olímpico, Roberto Leitão Filho participou das Olimpíadas de 1988 e 1992. Além de ter sido diversas vezes campeão estadual e brasileiro, foi campeão Sul-Americano em 1983/85/86/90/95 e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1987. Como técnico, comandou a seleção nacional em duas Olimpíadas, 2004 e 2008, além de boas participações em campeonatos mundiais, Pan-Americanos e Sul-Americanos.
Por fim, ele foi gerente de esportes nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Coordenador de Área nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Chefe de Equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e novamente ocupará a posição em Tokio 2020. Atualmente, Roberto Leitão é Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling, cargo que ocupa desde 2009, e Secretário Geral da UWWA – United World Wrestling Américas, desde 2014.