Segundo o projeto do retorno da Copa Sul-Minas, a competição teria oito datas para a disputa e seria realizada entre o final do Campeonato Brasileiro e o início dos estaduais. Os clubes participantes seriam divididos em duas chaves, definidas por sorteio. Os classificados se enfrentariam nas fases de mata-mata. A decisão do torneio seria realizada numa única partida, em local previamente definido antes do início da competição.
A final também teria outros atrativos como show musical e outras atrações para estimular a presença de público no evento, seguindo molde de outras competições internacionais. Para viabilizar o torneio, os clubes pretendem arrecadar cerca de R$ 80 milhões, em comercialização de mídias estáticas nos estádios e ações de marketing. O projeto prevê a criação de um conselho administrativo, composto por integrantes remunerados, para gerir a competição. Oito representantes das equipes participantes também atuariam no modelo de gestão.
Os participantes da edição de 2016 serão: Fluminense, Flamengo, Criciúma, Figueirense, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG e Cruzeiro.