Já faz tempo, mas o Fluminense enfrentou o Millonarios, adversário da estreia na Libertadores, em duas oportunidades e venceu ambas. O site ge lembrou como foram os encontros anteriores.
A primeira partida aconteceu em 1960, em um quadrangular amistoso chamado Torneio Cidade de Bogotá, que era realizado anualmente e naquela edição contou com o Millonarios e o Santa Fe, campeão e vice da Colômbia, respectivamente; além do San Lorenzo, campeão argentino, e do Fluminense, campeão carioca e que estava voltando de uma excursão pelo México.
A estreia tricolor já foi contra o Millonarios, e o time dirigido pelo técnico Zezé Moreira venceu por 1 a 0, com gol do ponta-direita Maurinho no segundo tempo. O Fluminense também derrotou o Santa Fé na segunda partida, por 2 a 0, e era o favorito ao título na rodada final contra o San Lorenzo, equipe que já tinha sido superada pelo Flu dias antes no México. Porém, o torneio foi cancelado antes do fim em razão da inauguração da Feira de Bogotá no dia que seria o último jogo, e por incompatibilidade de datas dos clubes o quadrangular acabou suspenso e sem um campeão.
O segundo encontro entre os rivais de terça-feira aconteceu quatro anos depois, em 1964, pelo mesmo Torneio Cidade de Bogotá e com praticamente os mesmos participantes. A única diferença era o River Plate, vice-campeão argentino, no lugar do San Lorenzo.
Desta vez, o Tricolor estreou perdendo para o Santa Fe por 1 a 0, mas se reabilitou justamente diante do Millonarios: vitória por 3 a 1, com gols do ponta-direita Morais e do centroavante Ubiraci no primeiro tempo, e do meia Joaquinzinho na etapa final. O Fluminense chegou na rodada final com chances de ser campeão, mas acabou derrotado pelo River por 2 a 1.
Fluminense e Millonarios se enfrentarão nas duas próximas terças-feiras. A ida acontecerá no El Campín e a volta, em São Januário. A bola rolará em ambos os jogos às 21h30 (de Brasília).