(Foto: Mailson Santana - FFC)

A geração talentosa do Fluminense conquistou, na segunda-feira, o Campeonato Brasileiro sub-17. Venceu o Athletico, fora de casa, novamente por 2 a 1 (mesmo placar da ida da final). Mas uma questão pode estar na cabeça dos torcedores tricolores. Como está a situação contratual das promessas com o clube?

O site ge levantou os compromissos dos atletas e todos estão assegurados até 2022. A exceção é o meia Arthur, que, conforme previsto pela Lei Pelé, só poderá assinar o primeiro vínculo profissional ao completar 16 anos (e fará isso em 2021). Outra determinação da lei é que jogadores menores de idade só podem assinar vínculos de no máximo três anos.

Saiba um pouco mais a respeito dos vínculos dos principais destaques:

Kayky, atacante (17 anos)

Artilheiro do Brasileirão Sub-17 com 12 gols em 15 jogos – dois deles nas finais, Kayky tem contrato com o Fluminense até 30 de dezembro de 2022. O primeiro vínculo profissional do jogador, válido por três anos, foi assinado em janeiro deste ano.

Matheus Martins, atacante (17 anos)

Vice-artilheiro do Fluminense na competição com 8 gols, Matheus Martins é quem, dos destaques, tem o vínculo com o clube mais perto de vencer: 25 de agosto de 2022. O atual contrato, assinado em setembro de 2019 e com validade de três anos, estabelece 40 milhões de euros como multa rescisória. Segundo o Portal da Transparência, o Tricolor detém 100% dos direitos econômicos do atacante, que tem passagem por seleção brasileira de base.

Metinho, volante (17 anos)

Capitão do time tricolor na campanha do título, o volante nascido no Congo e naturalizado brasileiro tem contrato com o Tricolor até 30 de dezembro de 2022. O atual vínculo, seu primeiro profissional, foi assinado em janeiro deste ano com validade por três anos.

João Neto, atacante (17 anos)

Centroavante e estopim da pancadaria que marcou a final contra o Athletico, João Neto tem contrato com o Fluminense válido até 30 de setembro de 2022. O vínculo, seu primeiro profissional, foi assinado em setembro do ano passado. Segundo o Portal da Transparência, o clube detém 100% dos direitos econômicos do atacante.

Arthur, meia (15 anos)

Por ser menor de 16 anos, Arthur ainda não pôde assinar contrato profissional com o Fluminense. O vínculo atual, amador com contrato de formação, é válido até 30 de dezembro de 2023. Para blindar a joia, considerada a maior promessa de Xerém desde Marcelo, o clube amarrou, em agosto deste ano, um pré-contrato com o jogador, que estabelece que o meia assinará, em fevereiro de 2021 assim que completar 16 anos, o vínculo profissional. Há, inclusive, um projeto para que o jovem já integre o elenco profissional a partir da próxima temporada.


Confira todos os vínculos contratuais dos campeões:

Arte: ge