Ainda sem data para o recomeço do Campeonato Carioca, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) trabalha protocolos de segurança para quando a bola voltar a rolar. Parte importante disso serão os testes aplicados em jogadores e pessoal envolvido com os jogos de Covid-19. Segundo o presidente da Ferj, Rubens Lopes, todos os kits utilizados serão de procedência para lá de garantida.

— Esses kits são de testes aprovados pela Anvisa, pelas autoridades de saúde. Serão recebidos na federação, haverá um cronograma para realização dos testes por profissionais treinados. O teste é muito simples, de amostra capilar, aquela espetadinha que se dá na ponta do dedo, todo diabético sabe isso. O importante é quem esteja treinado para fazer a leitura desse resultado, técnicos de laboratório ou de enfermagem – disse em live no canal da entidade.

 
 
 

A segurança dos mesmos também é uma preocupação e Rubinho faz questão de bancar que os responsáveis pela aplicação dos também estarão saudáveis, evitando o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

— Os testes, claro que sim (estarão seguros), porque se tem a garantia que eles são válidos. Quem vai fazer, já falamos. Em boas condições, se é aquele vai aplicar o teste, claro que ele foi testado anteriormente e está limpo. Todos os clubes participantes, esses testes são para separar quem pode e quem não pode participar do grupo de treinamento – explicou.