Na noite desta quinta-feira (25), às 19h (de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, mais conhecido pelo nome de La Olla, o Fluminense vai a campo contra um conhecido rival: trata-se do Cerro Porteño (PAR). Equipe esta que nunca derrotou o Tricolor em toda a história.
Curiosamente, o Time de Guerreiros apresenta uma relação curiosa com país vizinho. Vale lembrar que o ídolo Romerito, autor do gol do título da conquista do Brasileirão de 1984, é considerado para muitos como o maior jogador paraguaio de todos os tempos. O atleta, inclusive, foi eleito o Rei da América no ano de 1985.
Por outro lado, apesar da freguesia do Cerro, a equipe também é um dos grandes rivais do Flu, principalmente por conta das vitórias em cima do adversário na Sul-Americana de 2009 e na Libertadores de 2021.
Todavia, não é apenas o Ciclón que tem uma forte rivalidade com o Tricolor das Laranjeiras. O arquirrival, Olimpia (PAR) também é um dos clubes de fora do Brasil que mais rivaliza com o Flu, porém a situação com o Decano é bem diferente.
Afinal, o time paraguaio era uma pedra no sapato do Fluminense até o ano passado. Após tirar o clube das três cores das Libertadores de 2013 e 2022, os comandados de Diniz venceram os jogos de ida e volta em 2023, exorcizando um trauma passado, principalmente com a conquista do título no final.
Por último, resta lembrar que a primeira partida do clube das Laranjeiras contra um time paraguaio foi contra a Seleção nacional do país, em 1952. Ao todo, o Fluzão encarou a seleção paraguaia em quatro oportunidades, com duas vitórias, um empate e uma derrota.