O destino prega peças e enviou o Fluminense de volta à Quito. Foi na capital equatoriana que o time sofreu duas de suas derrotas mais traumáticas em competições internacionais. Perdeu nas finais da Libertadores e Sul-Americana para a LDU por 4 a 2 e 5 a 1, respectivamente. Retornará para a cidade para enfrentar outro adversário, que conta com algumas curiosidades.
A Universidad Católica (EQU) tem nomes conhecidos do torcedor brasileiro, como Escalada, ex-Botafogo e ex-gordinho, e Defederico, que foi de “novo Messi” na chegada ao Corinthians a eterna promessa. Foi contratado por R$ 10 milhões em 2009. Apesar disso, a dupla não deve enfrentar o Fluminense.
Escalada rompeu o tendão de aquiles e é desfalque certo. Já Defederico, com uma lesão muscular num treino, virou dúvida para o confronto. O jogo de ida ainda está sem data marcada – será na semana de 27 de junho ou 11 de julho.
A Universidad de Quito também tem Jhon Cifuentes, artilheiro da Sul-Americana com quatro gols, e um dos principais atacantes do Equador da atualidade, com convocações para seleção. Foi oferecido ao Botafogo recentemente. O zagueiro Robert Arboelda é outro nome importante da equipe. O São Paulo tem interesse nele.