O Fluminense tem cinco jogos decisivos para espantar de vez o fantasma do rebaixamento e, neste momento, não pensa em troca do comando técnico. Mas a mudança poderia ter acontecido em, pelo menos, duas oportunidades: uma com Ariel Holan, conforme o NETFLU trouxe em primeira mão, e outra através de um treinador europeu.

O site número um da torcida tricolor apurou que um grupo de empresários ofereceu o português José Peseiro ao vice-presidente geral, Celso Barros, e ao diretor de futebol, Paulo Angioni. Àquela altura, Marcão já havia sido efetivado e como não houve uma resposta definitiva, a negociação sequer foi aberta.

 
 
 

Peseiro tem 59 anos e no início da carreira foi auxiliar de José Mourinho no Real Madrid (ESP). Como treinador, tem passagens por clubes como Porto (POR), Sporting Lisboa (POR), Panathinaikos (GRE) e também já foi técnico da seleção da Arábia Saudita. É formado em educação física e tem curso de formação Uefa Pro. Seu último trabalho foi no Sporting no fim do ano passado e, desde então, está sem clube.

Em Portugal, foi tratado por anos pela mídia lusitana como rival de Jorge Jesus, comandante do Flamengo, pela semelhança no estilo de jogo. O duelo “JP x JJ” era, constantemente, promovido pela imprensa. Fora de campo são muito amigos e se falam com frequência.

– Conversamos com o Celso Barros e com o Paulo Angioni, mas já haviam decidido pela manutenção do Marcão. Peseiro tem propostas da Arábia, China e clubes de Portugal, mas ele quer trabalhar no Brasil. Jesus já o convidou e deu excelentes referências da cidade do Rio. Ele está empolgado. Pra quem pensa grande, no Brasil não tem treinador hoje – destacou ao NETFLU Alcides Rosa, representante da empresa Baller 360, que ofereceu o lusitano ao Fluminense.

Questionado se um pré-contrato poderia ser estabelecido ou negociações após o fim do Brasileiro, o empresário não descartou, mas revelou que já há conversas com um grande clube do Brasil.

– Existe a possibilidade (de pré-contrato). O Peseiro quer muito trabalhar no Rio, pela proximidade com o Jorge Jesus. Entende que seria um desafio para a carreira. Estamos em conversa com um clube e a expectativa é grande para que ele tenha essa experiência no futebol brasileiro.

O principal título da carreira de José Peseiro foi o da Taça da Liga de Portugal com o Sporting Braga, considerada a quarta força do país, em 2012/2013. Na decisão derrotou o Porto. Na temporada 2004/2005 levou o Sporting à final da Copa da Uefa. Foi ainda campeão egípcio com o Al Ahly.

Peseiro já havia sido oferecido ao Internacional, de acordo com informações da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, após a demissão de Odair Hellmann. O Colorado fechou com Zé Ricardo até o fim do ano e já acertou com Eduardo Coudet, do Racing (ARG), para 2020.