O Botafogo garantiu na Série B o retorno à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, mas pode entrar na competição do ano que vem com menos seis pontos. Isso porque corre o risco de ser punido pela Fifa em virtude de uma dívidade R$ 767 mil referente à aquisição de Fellype Gabriel junto ao Kashima Antlers (JAP) ainda em 2012. O meia, em 2013, seguiu para o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, e chegou nesta temporada ao Palmeiras.
A Fifa enviou comunicado à CBF na quinta-feira avisando que o caso será julgado na próxima reunião de seu comitê disciplinar, ainda sem data. Uma multa será definida e, caso o Botafogo não pague o valor estipulado, perderá pontos no próximo Brasileirão.
No clube alvinegro, o vice jurídico, Domingos Fleury avisa que tomará medidas para evitar tal punição.
– Se de fato existe essa dívida, nós vamos pagar. Não vamos perder seis pontos no Campeonato Brasileiro . Tivemos que fazer processo semelhante em relação ao Elkeson com o Vitória . Poderíamos ter entrado na Série B com menos seis pontos. A gestão anterior deixou responsabilidade, mas não deixou dinheiro em caixa – disse.