Jogador com muitas passagens na seleção brasileira, Ricardo Rocha revelou que Washington, por puro profissionalismo, mostrou seu lado de grupo ao se oferecer para jogar na zaga, em função da carrência no setor no Pan-Americano de 1987. De acordo com o ex-zagueiro, o então atacante do Fluminense se colocou à disposição do técnico Carlos Alberto Silva para atuar fora de posição.
– Em 1987, nós fomos disputar um Pan-Americano. E ele foi (convocado) com a gente. E tinha um momento que vários jogadores estavam machucados, vários zagueiros. E não deixaram embarcar vários jogadores. Flamengo e Vasco se reuniram e disseram: “Esses jogadores não vão jogar”. Eu era zagueiro, e me colocaram de lateral-direito. E Ricardo Gomes estava machucado. Então, em uma reunião que fizemos com nosso treinador Carlos Alberto Silva. A gente falou: “Como vai ser para recompor essa defesa?#8221; E o Washington falou: “Eu faço a zaga com o Ricardo”. Eu achei aquilo fantástico. Pouca gente sabe disto, porque a gente tinha um plantel com muitos jogadores machucados. Tinha mais ou menos 12 jogadores para jogar naquela final – disse.
O episódio foi na final do Pan-Americano de 1987, quando o Brasil derrotou o Chile por 2 a 0 e Washington fez o primeiro gol da seleção na prorrogação. O outro foi marcado por Evair.