A tradicional revista esportiva “Placar” selecionou as cinco maiores revelações dos 12 grandes clubes brasileiros neste século. No Fluminense, os eleitos foram Thiago Silva, Carlos Alberto, Arouca, Marcelo e Rafael. Você concorda? Confira análise detalhada do quinteto:
O zagueiro e capitão da seleção brasileira em 2014 começou na base do Fluminense. Contudo, pouco aproveitado, tentou continuar sua vida fora, sem estrear pelo clube. Jogou na base do Barcelona antes de se transferir para o RS Futebol e depois o Juventude. Já formado, voltou ao Fluminense depois de alguns anos, venceu a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Copa Libertadores de 2008.
Foi revelado na base do Flu como grande esperança em 2002. Ganhou o Carioca daquele ano com o clube e depois disputou o primeiro Brasileiro dos pontos corridos como grande nome da equipe. Transferiu-se para Europa e em sua primeira temporada venceu a Liga dos Campeões com o Porto. Depois disso, jogou em diversos grandes clubes do Brasil, mas não se firmou em nenhum. Em 2007, em uma de suas passagens pelo Flu, venceu a Copa do Brasil.
Revelado na base do Fluminense como grande volante, o jogador estreou no clube em 2004. Ficou até 2008, quando foi vice-campeão da Copa Libertadores. Depois disso, passou por São Paulo, Santos e Palmeiras. No Flu, venceu um Carioca e a Copa do Brasil de 2007.
Lateral-esquerdo do Brasil na última Copa, foi revelado na base do Fluminense em 2005. Jogou no clube por mais um ano, antes de se transferir para o Real Madrid, clube pelo qual conquistou muitos título e onde virou um dos laterais mais importantes do mundo. No Flu conquistou apenas um Carioca.
O lateral foi revelado pelo Fluminense em 2007, mas mesmo antes de estrear pelo time profissional, transferiu-se para o Manchester United. Mesmo assim, entra como uma das maiores revelações do clube. Jogou uma Olímpiada pelo Brasil e ainda teve participações na seleção principal.