Abel Braga está muito próximo de ser anunciado como treinador do Fluminense para 2022. Trata-se de um velho conhecido da torcida tricolor, que já acumula três passagens pelo clube e foi campeão carioca em 2005 e 2012 e campeão brasileiro em 2012 pelo Time de Guerreiros. Sendo assim, o que esperar do novo/velho comandante para a próxima temporada?
Em todas as suas passagens pelas Laranjeiras, Abel foi taxado como um técnico “retranqueiro”, muito por priorizar o jogo sem a bola para a aproveitar os contra-ataques e as bolas paradas. Dessa forma o Fluminense conquistou o Brasileirão de 2012, com a bola aérea de Gum e Leandro Euzébio e as escapadas de Wellington Nem servindo Fred, em grande fase.
De certa maneira, embora muitos torcedores discordem, o estilo de jogo se alinha com o que o Fluminense tem apresentado com a atual gestão. Com Odair Hellmann, Roger Machado e Marcão, o Time de Guerreiros se acostumou a jogar com essa filosofia.
Outro fator que marcou a última passagem de Abel pelo clube, em 2017 e 2018, foi a volta do esquema 3-5-2. Atuando com três zagueiros e laterais abertos como alas para atacar, a equipe até fez bons jogos nesse modelo, mas ficou longe de convencer. Poderia ser possível repetir esse esquema com o Fluminense atual? A chegada de Felipe Melo, que atuou como zagueiro pelo Palmeiras, pode ser um indicativo.
Para a posição, o Fluminense ainda conta com Nino, Luccas Claro, David Braz, Manoel e tem um pré-contrato assinado com David Duarte, ex-Goiás, que deve ser um dos reforços contratados pelo Tricolor para a próxima temporada.
Por último, mas não menos importante, o que sempre marcou os trabalhos de Abelão no Tricolor foi a boa utilização da base. Abel Braga sempre se notabilizou por dar oportunidades aos garotos vindos de Xerém. Com a nova safra, que ganhou poucas oportunidades em 2021, isso pode seguir. A lista não é pequena, e conta com nomes que não tiveram tantas chances e foram muito pedidos pelos torcedores.
É possível citar Luan Freitas (zagueiro), Jefté (lateral-esquerdo), Wallace (volante), Matheus Martins (atacante), Arthur (meia), João Neto (atacante) e até John Kennedy (atacante), que foi o que mais teve oportunidades, mas perdeu espaço em algumas ocasiões para Bobadilla e Abel Hernández entre os relacionados.
Abel Braga deve ser anunciado nesta quarta-feira pelo Fluminense e já comunicou a pessoas próximas o seu acerto com o Time de Guerreiros, como informou o NETFLU na noite dessa última terça-feira.