Se entre os árbitros de campo Raphael Claus tem se tornado um verdadeiro pesadelo para os tricolores em jogos do Fluminense, quando se trata de VAR, Daiane Muniz (Fifa-SP) também é um nome que já causa certo incômodo. Afinal, teve participação determinante na derrota do Flu por 2 a 0 para o Cruzeiro, quarta-feira, no Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Sob o seu comando, o auxílio de vídeo chamou Matheus Delgado Candançan para a marcação do pênalti que abriu o caminho para a vitória mineira. O lance foi para lá de contestado e inclusive citado pelo técnico Fernando Diniz na coletiva. E recentemente ela teve outras atuações prejudiciais ao time das Laranjeiras.
No jogo de ida das oitavas de final da Copa Betano do Brasil de 2023, contra o Flamengo, com Anderson Daronco no apito, foi Daiane Muniz quem o chamou do VAR para expulsar Felipe Melo (o árbitro havia marcado cartão amarelo) numa falta em Gabriel Barbosa bem longe do gol e com Nino na cobertura. Logo, não se tratava de uma situação clara e manifesta de gol. Ainda assim, Daronco aplicou o vermelho.
Ainda no mesmo Fla-Flu, Gabriel deu um pisão em Ganso. Daronco não deu nem sequer cartão amarelo e, tampouco, foi alertado pelo VAR sobre o lance violento.
Já no Brasileirão deste ano, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Bahia em Salvador. O adversário conseguiu a virada e o primeiro gol foi marcado por Caio Alexandre, jogador que havia cometido falta dura em Germán Cano e, segundo a comentarista de arbitragem do canal ESPN Renata Ruel, deveria ter sido expulso. No campo, o árbitro João Vitor Gobi (SP) deu apenas amarelo. No comando da cabine do VAR, Daiane Muniz também não interferiu.
Na partida da última quarta, no Mineirão, Daiane comandou o VAR, que tinha ainda os auxílios de Herman Brumel Vani (SP) e Paulo Roberto Alves Junior (PR). Além do contestável pênalti marcado para o Cruzeiro, houve ainda um lance no qual Robert deu forte pisão em Renato Augusto e levou apenas cartão amarelo. Poderia também ter a revisão para vermelho. Veja no vídeo abaixo:
O VAR chamou pra dar pênalti no 1T, mas tapou os olhos nesse lance ✅ pic.twitter.com/o2JrlgYbGh
— Mateus Duque 🇭🇺 (@mateusduque) June 20, 2024
E a dupla Matheus Delgado Candançan (árbitro de campo) / Daiane Muniz (responsável pelo VAR) também teve atuação muito contestada num jogo entre São Paulo e Palmeiras recentemente. Ambos foram muito criticados pelo ex-jogador Neto, apresentador do programa Donos da Bola, da Band. Confira o recorte abaixo: