aproveitamento Fluminense
Foto: Lucas Merçon/FFC

O Consórcio de Fluminense e Flamengo está desenvolvendo planos para a gestão do Maracanã. Afinal, ao contrato entre as parte foi firmado pelos próximos 20 anos. O portal Globo Esporte, por sua vez, entrevistou Severiano Braga, diretor geral do estádio, que tem experiência em projetos no Mineirão e no Engenhão. Durante a conversa, o engenheiro civil respondeu sobre reformas na cobertura do Maraca:

Será feita alguma reforma no Maracanã nos próximos anos?

– Bem, o Maracanã é um estádio de Copa do Mundo, ele tem 10 anos de reforma. Foram usados materiais de primeira qualidade aqui. Quando fazemos o relatório na época da pandemia, a gente já começou a fazer as intervenções. Não paramos desde que entregamos o relatório. Estava fechado o estádio, com um risco de queda, então eu peguei essas prioridades e acabei com elas todas. Hoje, todo dia tenho profissionais na cobertura do estádio, tirando parafuso, apertando parafuso. Tirando parafusos oxidados, qualquer ferrugem que tiver em cima, a gente está mexendo, nas passarelas, no telão do Maracanã, a gente reapertou todos os quatro telões também. Como temos essa permissão de 20 anos, a nossa intenção é incrementar também esse sistema, esse trabalho lá na cobertura, acelerar esse trabalho aí.

Alguma chance de mudar da cobertura ser alterada?

 
 
 

– Não, dá muito trabalho e gasta muito dinheiro. Vou manter essa que está aí. Então, de reforma estrutural não tem (o que fazer) e eu também nem posso fazer porque a fachada é tombada. O que a gente quer fazer é, por exemplo, (trocar) a iluminação do Maracanã, que é uma iluminação que não é em LED e a gente quer fazer essa iluminação em LED. A cobertura do Maracanã hoje tem aquela luz colorida, mas eu quero fazer ela diferente, acende uma, acende outra, aqueles efeitos especiais que hoje eu não consigo fazer.

Semelhante ao é que feito no Estádio do Engenhão?

– A gente quer fazer uma coisa similar a essa. E também gera economia na conta de energia. Na parte de tecnologia, a gente quer dar uma atualizada, porque hoje os sistemas de TI (tecnologia de informação), a cada dois, três anos tem uma novidade. Então a gente quer deixar mais coisas automatizadas. Às vezes o torcedor não enxerga algumas coisas novas, como na parte de tecnologia, mas o LED ele vai enxergar

Há previsão de pintura do Maracanã?

– Sim, está no edital e vamos fazer uma pintura no estádio todo. Hoje, tudo funciona no Maracanã. Banheiros, ar condicionado, som, telão, ar condicionado do Maracanãzinho. Quando a gente chegou aqui em 2019, vários equipamentos não funcionavam.

Problemas como bebedouros não funcionando, cadeiras quebradas, etc

– Isso acabou. Mas todo jogo eu tenho, no mínimo, umas 80 cadeiras quebradas. Não importa (o resultado)… Porque o torcedor assiste o jogo em pé na cadeira. E aí se ele fica em pé, o outro fica e fica todo mundo em pé na cadeira. Então a cadeira quebra todo o jogo. Também uma ou outra porta de banheiro.