carioca caiu de 17 para 15 datas (Foto: Lucas Merçon - FFC)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), depois de anos de resistência, reduziu de 17 para 15 as datas do Campeonato Carioca. A rescisão com a Rede Globo, no ano passado, pesou para isso.

O formato terá num turno único com todos os 12 times se enfrentando em 11 rodadas. Os quatro primeiros se enfrentam em semifinais e finais de ida e volta, totalizando 15 datas.

 
 
 

A nova fórmula foi discutida em assembleia. Tal modificação já vinha sendo pensada, mas havia amarras no contrato com a Globo, que tinha a palavra final e preferência por decisões.

Com o novo formato em mãos, o executivo Marcelo Campos Pinto fica responsável pela venda do produto a televisões. Há encaminhada uma negociação para pulverizar os direitos do Carioca por plataformas diferentes sem se concentrar na TV Aberta, que tem disputa entre Globo e SBT.

Outro fator que pesa é a pandemia do novo coronavírus, uma vez que os Estaduais em 2021 ficarão espremidos entre os dois Brasileiros (fim de 2020 e início da próxima edição).