A reprise do título carioca do Fluminense de 1995, conquistado sobre o Flamengo, pela Rede Bandeirantes, foi utilizada pelas categorias de base do Tricolor na formação dos jovens de Xerém. As joias aproveitaram o momento para fazerem análises e estudar maneiras de melhorar o seu desenvolvimento com base na partida. Tudo incentivado pela diretoria do Flu e as comissões técnicas das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-16.

As análises foram pautadas no desempenho coletivo do Fluminense de acordo com a metodologia de Xerém, dando notas de 1 a 5 estrelas para o time do técnico Joel Santana em cada um dos valores desenvolvidos ao longo dos anos nas divisões de base do clube. No relatório final, a equipe de 95 ganhou 4,2 estrelas, tendo como principal força os valores do Espírito de Equipe, comprometimento e intensidade. Renato Gaúcho, autor do gol do título, de barriga, foi eleito o craque do jogo, com 69 votos.

 
 
 

– Tivemos esta ideia após uma reunião virtual que aconteceu na categoria Sub-16, quando o nosso treinador, Daniel Pinheiro, pensou em algo em que pudéssemos colocar nossos atletas para interagir com a partida de 95. Levamos a ideia para nossas reuniões com as demais categorias. Nossa Coordenação Metodológica, Técnica e Departamento Psicológico formularam um questionário para que nossos jogadores pudessem avaliar a equipe campeã de acordo com os nossos princípios e valores desenvolvidos hoje em dia em Xerém. Tivemos uma interação excelente e ainda serviu para fortalecer o vínculo destes atletas com o Fluminense e sua grande história – contou o Coordenador Técnico da base, Marcelo Veiga.