Ainda sem uma data marcada para o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense deve conhecer, em breve, seu primeiro adversário na competição. O Tricolor entra diretamente nesta etapa por ser um dos representantes do país na Libertadores, integrando o pote 1.

O Time de Guerreiros irá cruzar com um clube do pote 2, composto por agremiações das Séries B, C e D. Todos os clubes do pote 1 são da Série A, excetuando Vasco, Cuiabá, Goiás e Red Bull Bragantino, que já se despediram do torneio. Veja os potes e analise os possíveis confrontos do Flu:

 
 
 

POTE 1: Fluminense, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Internacional, Santos, Grêmio, Bahia, América-MG, Botafogo, Coritiba e Cruzeiro

POTE 2: Sport, CRB, Náutico, CSA, Tombense-MG, Remo, Brasil de Pelotas-RS, Paysandu, ABC, Ituano
Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Nova Iguaçu, Maringá-PR e Águia de Marabá-PA

Dos clubes do pote 2, o Fluminense já enfrentou Tombense-MG, Ypiranga-RS, Paysandu, Águia de Marabá-PA em um passado recente. Eliminou todos eles. Outros reencontros que podem ocorrer são com Volta Redonda e Nova Iguaçu, adversários que o Tricolor está acostumado a enfrentar no Campeonato Carioca.

Tombense-MG 0 x 3 Fluminense (Copa do Brasil 2016)
Fluminense 3 x 0 Ypiranga-RS (Copa do Brasil 2019)
Ypiranga-RS 0 x 2 Fluminense (Copa do Brasil 2016)
Fluminense 1 x 1 Ypiranga-RS (Copa do Brasil 2016)
Fluminense 2 x 1 Paysandu (Copa do Brasil 2015)
Paysandu 1 x 2 Fluminense (Copa do Brasil 2015)
Fluminense 3 x 0 Águia de Marabá-PA (Copa do Brasil 2009)
Águia de Marabá 2 x 1 Fluminense (Copa do Brasil 2009)

Tem ainda a possibilidade de reencontrar um velho conhecido, que foi bicampeão brasileiro pelo Time de Guerreiros em 2010 e 2012. Trata-se do zagueiro Gum, que atualmente defende as cores do CRB-AL, e pode ser adversário do Tricolor. Ele esteve em campo na goleada do CRB por 5 a 0 sobre o Operário-MS, na fase anterior.