No último sábado, o Fluminense adicionou Luccas Claro à lista de desfalques do elenco. No jogo contra o Atlético-GO, pela 25ª rodada do Brasileiro, o zagueiro sofreu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão no duelo contra o Corinthians. Na ausência do titular, Manoel pode ter o caminho aberto para entrar em campo com as três cores novamente.
De acordo com o clube, o defensor está totalmente recuperado das dores que vinha sentindo no joelho direito. Até agora, Manoel atuou em oito jogos pelo Brasileiro, todos ao lado de Luccas Claro ou David Braz. Utilizado no lugar de Nino, durante as Olimpíadas e para descanso físico do camisa 33, o jogador conquistou parte da torcida pelo suor em campo.
Desta forma, segundo o portal Lancenet, a ausência de Nino durante as Olimpíadas de Tóquio consolidou Manoel como primeira opção do banco de reservas, ao menos na maior parte das ocasiões. Nos gramados, esteve presente em quatro vitórias, um empate e três derrotas. Ainda que reserva do campeão olímpico, o defensor atuou ao lado do camisa 33 em uma partida do Carioca, na vitória sobre a Portuguesa-RJ por 3 a 1, no Maracanã.
Embora não haja garantia da escalação do zagueiro, uma vez que David Braz costuma entrar no lugar de Luccas Claro, a possibilidade da opção por Manoel existe. Assim como durante a ida de Nino para Tóquio, o revés inicial pode se tornar uma nova oportunidade para que Manoel busque seu espaço no elenco do Fluminense.