Há exatos dez anos, o centroavante Fred estreava pelo Fluminense e iniciava uma brilhante trajetória nas Laranjeiras. O camisa 9 marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Macaé, no Maracanã, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Rio. Cerca de 25 mil torcedores estiveram presentes na estreia do ídolo tricolor.

O jogo

 
 
 

O Fluminense começou o primeiro tempo pressionando o Macaé. Estreante da tarde, Fred se movimentava bastante no ataque buscando dar mais opções de jogadas, mas era bem marcado quase sempre por dois defensores. O camisa 9 teve duas tentativas frustradas aos 14 e 16 minutos.

Entretanto, foi o Macaé que abriu o placar no Maracanã. Romeu errou um passe fácil no meio de campo e armou o contra-ataque. Bill recebeu pela esquerda e cruzou na cabeça de Wallacer, que finalizou no ângulo, não dando chances de defesa para Fernando Henrique.

Em desvantagem, o Fluminense correu atrás do resultado e só cresceu no segundo tempo. O técnico Carlos Alberto Parreira modificou a equipe e a entrada de Leandro Bonfim no lugar de Romeu deu outra dinâmica.

Um minuto depois de receber cartão amarelo por causa de falta violenta, o volante André Gomes foi expulso. Com um a mais, o Fluminense pressionou ainda mais o Macaé e, de tanto tentar, chegou ao empate. Aos 23, Conca cobrou falta ao lado da área e Fred, de cabeça, se antecipou ao goleiro Darci para empatar a partida no Maracanã.

O gol de empate animou o Fluminense e a virada era questão de tempo, que aconteceu aos 32 minutos. Everton Santos chutou cruzado, Darci espalmou a bola no travessão e no rebote Thiago Neves completou de voleio. Mais tranquilos dentro de campo, os jogadores tricolores trocaram passes e chegaram ao terceiro gol aos 42 minutos. Marquinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para área. Fred matou a bola no peito, chutou no canto direito de Darci e deu números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA: 

Data: 15/03/2009
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
Renda: R$ 390.572,00
Público presente: 25.841
Público pagante: 24.046
Fluminense: Fernando Henrique, Mariano (Maicon), Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro (Marquinho); Wellington Monteiro, Romeu (Leandro Bomfim), Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Macaé: Darci, Fred, Otávio, Helton e Bill; André Gomes, Leo Gonçalves, Wallacer (Everton) e Glauber (Steve); Marciel e Osmar (Magno). Técnico: Dario Lourenço.
Gols: Wallacer, aos 19 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 23, Thiago Neves, aos 32, e Fred aos 42  minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fred, Luiz Alberto (Fluminense); André Gomes, Osmar, Darci, Otávio (Macaé).
Cartão vermelho:  André Gomes (Macaé).
Árbitro: Antônio Schneider.
Auxiliares:Ricardo Almeida e Daniel do Espírito Santo.

Relembre os gols da partida de estreia do Fred: