Marlon foi emprestado por um ano pelo Fluminense ao Barcelona, onde defenderá a equipe B. Porém, a história poderia ter sido diferente. O rival Real Madrid fez uma proposta até mais vantajosa ao defensor de contratá-lo diretamente para ser utilizado no time principal, informa o jornal “Mundo Deportivo”, da Espanha. O zagueiro, porém, preferiu manter a palavra dada inicialmente ao Barça.
O Real oferecia 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões) ao Fluminense. No Barcelona, o valor fixado para a compra de Marlon ao fim do empréstimo é de 6 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões). Porém, a quantia pode chegar aos mesmos 8 milhões se algumas situações forem acontecendo. Para isso, o zagueiro precisa disputar, em algum momento da carreira, quarenta partidas pelo time principal do Barça.
Se Marlon jogar cinco vezes pela equipe A do Barcelona no período de empréstimo, a opção de compra será efetuada automaticamente. A cada 20 jogos feitos, até chegar aos 40 já mencionados, o valor de 1 milhão de euros será acrescido no preço total da compra.