O Fluminense vive uma situação delicada no Campeonato Brasileiro, mas que não chega a ser novidade para o clube. Há quinze anos atrás, em 2009, o Tricolor passou pelo mesmo cenário que atravessa hoje, de derrotas em sequência e ocupando a última colocação na tabela de classificação. A diferença, porém, é que naquela ocasião havia menos tempo.
Em 2009, o Fluminense ocupava as últimas colocações restando 11 rodadas para o término da competição e precisava de um aproveitamento de disputa por título. Assim o fez. Foram 7 vitórias e 4 empates, sendo 6 vitórias seguidas. Foram 25 pontos somados e a permanência na Série A assegurada na última rodada.
O Tricolor empatou com o Corinthians, venceu o Santo André-SP e empatou com Internacional e Goiás antes de iniciar sua sequência de seis vitórias seguidas em cima de Atlético-MG, Cruzeiro, Athletico-PR, Palmeiras, Sport e Vitória. Na última rodada, empatou com o Coritiba em confronto direto e se livrou da queda.
Foi assim que nasceu o Time de Guerreiros. Dessa vez, o Tricolor tem mais tempo para realizar o feito. Faltam 24 jogos e o aproveitamento precisa ser de pouco mais da metade dos pontos em disputa. Mais doze ou treze vitórias deixam o Fluminense muito perto do objetivo. E quem há de duvidar da força dessa camisa em momentos como esse?