Fábio é apontado como um dos principais destaques pelo site (Foto: FFC)

O Fluminense vive momento muito bom na temporada. Classificou-se para a terceira fase da Libertadores e vem de dez vitórias consecutivas (oito pelo Cariocão Betfair 22 – sendo três clássicos – e dois pela competição internacional). O portal ge fez um balanço dos jogadores que ficaram em alta ou em baixa nesta atual fase tricolor. Confira:

Muito em alta

Fábio

 
 
 

O goleiro agregou em duas frentes que eram necessárias para o Fluminense: experiência na Libertadores e defesa de pênaltis. O veterano teve grandes atuações em todas as partidas que disputou e assumiu o gol tricolor nas competições continentais. No jogo de ida contra o Millonarios, uniu o útil ao agradável ao defender um pênalti.

Cano

O atacante vem sendo um dos grandes destaques do Fluminense na temporada. Artilheiro da equipe, Cano também mostra seu poder de decisão ao marcar em momentos em que a equipe perdia ou empatava. Com seus gols, sua movimentação e as boas atuações, Germán Cano talvez tenha sido a principal “pulga atrás da orelha” de Abel Braga. Após a lesão de Fred, na partida de ida contra o Millonarios, o argentino assumiu automaticamente a titularidade.

Arias

Vem trazendo dinamismo, movimentação e faro gol. É o vice-artilheiro do Fluminense na temporada e acumula boas atuações até o momento. O colombiano caiu nas graças do torcedor e tem seu nome constantemente gritado e requisitado pela arquibancada. No entanto, teve mais chances no time reserva de Abel. Contra o Millonarios, no jogo de volta, marcou o gol que sacramentou a vitória e a classificação.

Em alta

Luiz Henrique

Joia de Xerém, Luiz Henrique é titular absoluto da equipe de Abel Braga. Com muita movimentação e assistências — duas delas na vitória sobre o Millonarios por 2 a 1, em Bogotá —, o atacante é uma das peças fundamentais no time.

André

Incansável. Com boa movimentação, marca presença tanto na defesa quanto no ataque. Revelação do Brasileirão de 2021, o volante já marcou gol na temporada e se consolida cada dia mais como titular absoluto da posição.

Felipe Melo, David Braz e Nino

A desconfiança sobre o funcionamento da linha de três zagueiros parece uma lembrança distante ao analisar o desempenho do trio, que vem mostrando solidez e segurança. O Fluminense tem a melhor defesa do Campeonato Carioca, com a apenas dois gols sofridos — para se ter uma ideia, os segundos colocados no quesito, Bangu e Flamengo, já sofreram sete gols cada. Além disso, têm importância na transição, especialmente Felipe Melo e David Braz, e até mesmo em ligações diretas.

Precisa mostrar mais

Cris Silva

Teve boa atuação no duelo de volta contra o Millonarios e parece estar evoluindo ao longo dos jogos, mas oscila. Parte da cobrança vem do fato de o jogador chegar ao Fluminense após um investimento alto do clube — cerca de R$ 7 milhões. Sendo assim, o lateral vindo do Sheriff, da Moldávia, ainda não convenceu a torcida tricolor.

Willian

Agrega no quesito experiência e conhecimento de Libertadores. No entanto, ainda não teve uma grande atuação que garanta uma vaga de titular abosluto, especialmente por atuar na posição que poderia ser de Arias, em grande fase. Marcou um gol no jogo de volta contra o Millonarios, mas ainda convenceu.

Martinelli

Fez duas grandes partidas, contra o Millonarios no duelo de ia e contra o Vasco, mas ainda não teve sequência no time de Abel. Aproveitou a oportunidade ao entrar no segundo tempo em Bogotá e descolou linda bola no gol de Cano e também foi bem no clássico. Precisa de mais tempo em campo para mostrar se pode ser uma saída para o problema de criação no meio-campo.

Ganso

Deu assistências para os gols do Fluminense sobre o Vasco e jogou bem também contra o Volta Redonda — as duas partidas em que atuou como titular. Pode ser uma boa peça para dar criatividade ao meio de campo em determinadas situações de jogo, mas ainda não convenceu.

Em baixa

Samuel Xavier

Começou a temporada no time titular, mas não teve boas atuações, e a torcida passou a pegar bastante no pé. Com o rendimento abaixo do esperado, acabou perdendo a vaga para Calegari. No jogo de volta contra o Millonarios, Pineida chegou a entrar em sua posição, improvisado, mas Abel justificou a escolha do equatoriano por ser mais marcador que Samuel.