Marquinhos e Marcelo estão entre os jogadores em fim de contrato (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C)

Focado na disputa da Libertadores, competição na qual é o atual campeão e está nas quartas de final, e na reta final do Brasileiro, no qual se recupera, mas ainda luta contra o Z4, o Fluminense tem seis jogadores no elenco com o contrato até o fim do ano, lembra reportagem do site Lance. São eles os laterais-esquerdos Marcelo e Diogo Barbosa, os zagueiro Felipe Melo e Manoel e os atacantes Marquinhos e Jan Lucumí.

Em entrevista recente à TNT Sports, Marcelo, de 36 anos, afirmou querer renovar. Felipe Melo, aos 41, tem o futuro indefinido.

 
 
 

Diogo Barbosa se recupera de lesão. Recentemente, o clube contratou o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes, de 27 anos, para suprir as carências da posição.

Já Manoel fez apenas 11 jogos em toda a temporada, seu pior número desde que se tornou profissional. Além disso, chegaram no meio do ano reforços para o setor. Foram Thiago Silva e Ignácio.

Por fim, os atacantes Marquinhos e Jan Lucumí. O primeiro está emprestado pelo Arsenal (ING) com opção de compra. O valor, porém, é altíssimo, na casa dos 10 milhões de euros (cerca de R$ 61,8 milhões na cotação atual). A quantia é fora da realidade tricolor. Além disso, após um bom começo de temporada, lesionou-se e perdeu espaço. Voltou a ser aproveitado recentemente. O segundo também está emprestado, mas pelo Boca Juniors de Cali (COL). No entanto, pouco jogou no ano, seja com o ex-técnico Fernando Diniz ou com o atual Mano Menezes. No meio do ano, Kevin Serna foi contratado e vem sendo titular no ataque.

Logo, existe a possibilidade de alguns jogadores deixarem o elenco no fim do ano. Marquinhos, principalmente por conta do valor da opção de compra, Manoel e Lucumí, pouco utilizados, aparecem como os principais candidatos para encabeçar a barca tricolor quando a temporada acabar.