Fluminense e Atlético-MG se enfrentam pelas quartas de final da Libertadores e apenas um deles seguirá para a fase semifinal. O duelo reacende uma rivalidade que se fortaleceu em 2012, no ano em que o Tricolor sagrou-se tetracampeão brasileiro. Em matéria, o portal GE classificou o episódio como o “auge da rivalidade entre os clubes.
O auge da rivalidade entre Flu e Galo
O GE falou sobre a rivalidade entre os dois clubes que se enfrentam esta noite. O auge desta rivalidade se deu em 2012, ano iluminado para o Flu, que venceu seu quarto Campeonato Brasileiro:
No passar dos anos, a rivalidade entre Fluminense e Atlético-MG ficou adormecida. Até chegar ao Brasileirão de 2012, que certamente é a maior disputa entre os dois clubes. O título ficou com os cariocas, que tinha uma equipe pragmática, sólida e eficiente, liderada pelo atacante Fred e pelo técnico Abel Braga. O Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho, tinha o Independência como um “caldeirão”, mas fez pouco fora de casa: somou apenas sete pontos em 27 no segundo turno.
Apesar do título tricolor, o jogo mais emblemático foi a vitória por 3 a 2 do Atlético-MG sobre o Fluminense. O clima quente da partida foi dos minutos finais — com gol nos acréscimos — até a fora de campo, com troca de farpas entre Cuca e Fred. Em meio às reclamações contra arbitragem dos mineiros, o ex-atacante chegou a chamar o treinador de “fanfarrão”. Deco saiu de campo afirmando que o Atlético-MG havia ganhado o jogo, mas que o Fluminense que seria campeão, o que de fato ocorreu.