Comentarista de respeito no futebol, Paulo Vinícius Coelho avaliou sobre o mercado e elenco do Fluminense para 2024. O jornalista destacou que o atual campeão da América conseguiu um feito inédito, de ter sido vencedor com vários veteranos na equipe titular, mas entende que existe a importância de diminuir a média de idade do time.
– Não dá para você duvidar do Fluminense. O Fluminense é o primeiro time campeão da história da Libertadores com sete titulares acima de 33 anos. Se você pensar que o Douglas Costa pode se tornar titular no lugar do Keno, você substituiu um de 34 por um de 33. O que muda é se colocar o Antônio Carlos no lugar do Nino. O Nino tem 26 e o Antônio Carlos, 30. E aí você passa a ter oito titulares acima de 30 anos. Fora o Fluminense de 2023 eu só conheço um caso de um time campeão com sete titulares com 30 anos ou mais: o Milan da Champions League de 2007. Se você pensar que o time (do Flu) do ano passado envelheceu mais um ano, ele está completamente fora do padrão de time campeão. Mas ele já foi campeão fora do padrão. Não vou dizer que não vai dar certo, mas penso que existe uma necessidade de parar. Não é não usar os jogadores acima de 30 anos, mas uma hora é preciso parar e diminuir essa faixa etária. Porque em algum momento o calendário vai cobrar. Não vou dizer que cobrará esse ano, porque não cobrou no ano passado – avaliou PVC.
Em 2023, os sete titulares acima dos 33 anos eram Fábio, Samuel Xavier, Felipe Melo, Marcelo, Ganso, Keno e Germán Cano. Com as chegadas dos reforços em 2024, o Fluminense, atualmente, passa a ter 16 atletas com 30 anos ou mais. Confira a lista dos veteranos tricolores nesta temporada:
Fábio – 43
Felipe Melo – 40
David Braz – 36
Felipe Alves – 36
Cano – 36
Renato Augusto – 35
Marcelo – 35
Keno – 34
Thiago Santos – 34
Ganso – 34
Manoel – 33
Samuel Xavier – 33
Douglas Costa – 33
Diogo Barbosa – 31
Antônio Carlos – 30
Gabriel Pires – 30