O Superior Tribunal de Justiça Desportiva esclareceu, em sessão realizada nesta quinta-feira, os jogos que o Flamengo ainda tem a cumprir a pena por conta brigas nas arquibancadas do Mané Garrincha, em jogo contra o Palmeiras (SP), ainda pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Fla-Flu, do dia 12 de outubro, que tem o Tricolor como mandante, poderia ser realizado apenas com a torcida do Flu, mas terá os fãs dos dois clubes.
O o STJD considerou que o Flamengo já começou a cumprir a pena. O tribunal definiu que o Fla-Flu do dia 26 de junho, em Natal, marcou o início da suspensão. Na ocasião, ficou decidido em primeira instância que o Fla só poderia jogar estando a 100 quilômetros de Brasília, o que ocorreu. O segundo jogo mencionado como respeitado foi contra o Vitória (BA), em Salvador, no último final de semana. Neste último, apesar da presença da torcida do Flamengo no Barradão, o STJD considerou o fato de os ingressos destinados aos visitantes terem sido comercializados pelo time mandante.
– Acho que é um esclarecimento em relação ao cumprimento da pena. Temos que deixar claro que o Flamengo já tinha cumprido a pena imposta pela Comissão Disciplinar, contra o Fluminense, a perda de um mando de campo. Isso tem que ser considerado para efeito de aplicação do cumprimento da pena. O Flamengo diminuiu uma das penas como mandante. Em relação ao jogo contra o Vitória, o Flamengo deixou claro que já cumpriu. E agora, com o jogo contra o Palmeiras, resta uma pena como visitante. Foi uma vitória porque ficou esclarecido como o Flamengo queria – disse o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho.
Desta maneira, o clássico entre Flamengo e Fluminense, que tem o mando de campo do Flu, terá a presença dos torcedores de ambos os clubes, pois a punição termina antes, na partida contra o São Paulo. Logo, Edson Passos está automaticamente descartado para receber o duelo, pois a PM não libera o estádio Giullite Coutinho para clássicos.