Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, em entrevista ao “Storicast“, falou a respeito, entre outras coisas, do Fluminense. E cometeu um erro histórico ao dizer que o clube pulou da Série C do Campeonato Brasileiro para a Série A por conta da influência do ex-presidente do Vasco Eurico Miranda (falecido em 2019).
Em 1999, o Fluminense conquistou a Série C e disputaria a Série B em 2000. Porém, também em 1999, o Brasileirão foi marcado pela polêmica envolvendo Sandro Hiroshi, ex-atacante do São Paulo. À época, por conta de alteração na data de nascimento do ex-jogador, Botafogo e Internacional conseguiram pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Gama-DF acabou rebaixado. O clube brasiliense foi à Justiça e impediu que a competição fosse realizada sem sua presença.
A solução encontrada na época foi passar ao Clube dos 13 a organização do torneio (virou Copa João Havelange). O Tricolor, então, jogou a chave composta pelos maiores do país e terminou a primeira fase em terceiro lugar, com 42 pontos em 24 jogos. À sua frente ficaram só Cruzeiro (45) e Sport (42). O Fluminense cairia nas oitavas de final frente ao São Caetano. Em 2001, a competição voltou ao comando da CBF e não havia razão para o Flu voltar à Série B.
Por outro lado, Rubens Lopes, na entrevista, fez elogios ao trabalho atual de Mário Bittencourt à frente do Fluminense.
– O interessante no Fluminense é que em termos de conquistas teve período áureo com a Unimed, não há como negar. A Unimed colocou em outro patamar. Em determinado momento estava na Terceira Divisão. Quem o colocou da Terceira para a Primeira, antigamente, naquele conceito, foi graças à atuação do Eurico (Miranda). Nunca vi isso, pulou da Terceira para a Primeira, pulou um degrau. Depois vem a Unimed, cito o Celso Barros, e o Fluminense amealhou títulos. Se hoje não tem conquistas como na época, não pode se negar o trabalho do presidente atual, que mantém o Fluminense mesmo com toda dificuldade, chegando em posições importantes – falou.