Mais um projeto de craque. Em casa, João Henrique Mendes da Silva; em Xerém, Esquerda ou Little Left mas, para a torcida do Fluminense, o nome Esquerdinha já começa a se popularizar. Titular na Libertadores contra o The Strongest na Bolívia, o lateral-esquerdo de 17 anos se inspira em Marcelo e sonha com títulos com a camisa tricolor.
O estilo do jovem João Henrique começou a ser mostrado nas quadras da Comunidade da Maloca, no bairro Jardim Califórnia, em São Gonçalo, onde cresceu com os pais e três irmãos. Aos nove anos, começou na projeto Guerreirinhos, a escolinha do Fluminense.
Um ano depois, foi levado para Xerém, onde permanece até hoje. Sorridente, é unanimidade no ambiente do CT Vale das Laranjeiras. Nos intervalos dos treinos, brinca com os companheiros, com a equipe técnica e com os novatos. E tem dois amigos mais próximos: o atacante Kauã Elias e o volante Fabinho.
– Já vem de família (ser alegre e brincalhão). Minha família é toda alegre. Sou muito contente, muito feliz. Vem desde criança.
Os sonhos do jovem lateral são muitos. Comprar uma casa para a mãe é a prioridade para Esquerdinha, que também sonha em viajar para conhecer o mundo.
Para juntar o útil ao agradável, nada melhor do que viajar para conquistar títulos. No futebol, sem titubear, Esquerda pensa em vencer a Libertadores pelo Fluminense, e depois fala da Champions League. Ainda assim, por enquanto, decide manter os pés no chão.