Nada como um dia após o outro. Com a demora em apresentar reforços de peso, o Fluminense foi cobrado pelo seu principal grupo político, a Flusócio, num post desta segunda-feira.
Confira:
“No último domingo chegamos às 9 partidas disputadas. Não parece, mas praticamente 1/4 do campeonato já se foi, e o Flu ocupa a 11ª posição, um lugar que poderia ser muito mais confortável com a vitória que nos foi roubada contra o Santa Cruz ou o empate quase certo com o Sport que nos escorreu pelos dedos após lambança da defesa.
O período já passado nos permite fazer algumas análises, dividindo grosseiramente o time em dois setores: defesa e ataque. O primeiro parece ter se estabilizado dentro do plano de jogo Levir Culpi, principalmente após a efetivação de Douglas como titular. Apesar dos espasmos e das bobeiras periódicas, o Flu tem hoje a 3ª melhor defesa da competição. Por outro lado, o que nos garante esta estabilidade atrás acaba por influenciar nosso rendimento na frente. Os laterais, por exemplos, são nulos nas jogadas de ataque. Não se vêem assistencias, infiltrações ou mesmo passes para conclusão saídos dos pés de Jonathan e Wellington Silva. Estas características, somadas ao baixo poder de fogo de Marcos Jr e Osvaldo, além da nítida afobação de Richarlison e inoperância de Cícero, nos colocam na vergonhosa condição de pior ataque do Brasileirão, a ponto de Magno Alves, que em tese seria quase um talismã, uma figura de pouca participação no banco, ter se tornado a opção mais incisiva.
Os nomes especulados até agora (Sornoza, Guerra, Ábila, Aquino, Zelarayán etc) são exemplos que chegariam para suprir bem as carências de um bom definidor e alguém que dite o ritmo no meio-campo para desafogar o trabalho do Scarpa. Entretanto, considerando que são transferências internacionais, o tempo destinado às burocracias, adaptação e conhecimento do time, o trabalho precisa ser acelerado o máximo possível. Jorge Macedo até o momento se limitou a aparecer timidamente em entrevistas em que o presidente Peter foi o principal questionado, sumiu no episódio da saída de Fred e os reforços trazidos até o momento mal estrearam. Daqui a 2 semanas já teremos mais 4 rodadas passadas e tempo não é um artigo que o Flu tem de sobra. É preciso movimentação PARA ONTEM!”