Novidades na próxima edição da Primeira Liga. Em assembleia realizada nesta quarta-feira, num hotel na Zona Sul do Rio, foram decididas questões importantes para a competição em 2017. Nesta quinta, o presidente da Liga, Gilvan Tavares, entregará um documento à CBF com a definição do torneio em sete datas, entre janeiro e fevereiro. Também foram escolhidos o novo vice-presidente e o novo CEO, ou diretor-executivo, cargo que vinha sendo ocupado de forma interina por Fred Luz, diretor geral do Flamengo. O diretor-executivo será outro rubro-negro, o vice de marketing do clube da Gávea, José Sabino, e o vice-presidente será o novo presidente do Avaí, Francisco José Battistotti.
De acordo com o diretor jurídico da Liga, Eduardo Carlezzo, a ideia é entrar no calendário oficial da CBF e ainda pleitear uma premiação para o título do torneio, como vaga para uma competição continental. Em 2017, a Liga deverá ter 16 clubes, sendo os 15 já membros e um convidado. Existe, contudo, uma discussão em torno do equilíbrio do número de representantes por estado.
– Essa é a linha (sete datas com 16 clubes). Nossa preocupação não foi já definir isso, mas sim discutir o possível formato. Temos esse conceito armado, mas não definido. As sete datas já nos foi garantida, isso tudo está escrito e documentado.