No Cruzeiro desde 2018, Fred está em baixa no clube mineiro, onde despontou para o futebol. Ele pode, inclusive, voltar ao Fluminense já em 2020. Presidente em exercício da Raposa, José Dalai Rocha evitou criticar a diretoria anterior pela contratação do atacante quando este saiu do Atlético-MG, mas reconhece o resultado bem abaixo do esperado.
— Em situações assim eu penso que não devemos tomar a posição do engenheiro de obras feitas e nem do profeta de guerra acabada. A contratação do Fred agora nós vimos que foi um erro, um fracasso. Mas e se não fosse? Podia resolver. Estávamos sem centroavante, sem uma pessoa para decidir. E o Fred foi contratado com essa expectativa. Foi um resultado pífio, infelizmente. Mas não podemos, agora que já passou, criticar aquela decisão que poderia ser útil – afirmou Dalai, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O Cruzeiro caiu para a Série B e, mesmo com contrato até o fim de 2020, Fred pode ser liberado em função do alto salário. No próximo ano, o clube mineiro terá um orçamento mais apertado.
No seu retorno ao Cruzeiro, Fred disputou 69 jogos e fez 25 gols.