Presente como convidado ao Comitê de Reformas da CBF, o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, fez uma sugestão para se incluir no calendário de 2017 um quadrangular envolvendo os campeões da Primeira Liga, Campeonato Paulista, Copa Verde e Copa do Nordeste valendo vaga para o vencedor na primeira fase (de mata-mata) da Libertadores. O mandatário do Galo foi um dos dez presentes à reunião ocorrida nesta sexta-feira, na sede da entidade brasileira, no Rio de Janeiro.
– Fiz essa proposta para que a gente siga um cronograma de meritocracia. Hoje temos 19 datas para os estaduais. Minha proposta primeiro é que essas 19 datas sejam para os estaduais e os campeonatos regionais. Então acho que esse quadrangular traria vários benefícios a todos os torneios. Traria valor comercial, mais apelo, os clubes teriam mais motivação. Teria sequência e mais democracia – explicou Nepomuceno.
O dirigente mineiro, por motivos pessoais, precisou deixar o encontro mais cedo, mas sua proposta ficou para a apreciação dos demais. No entanto, alguns problemas podem surgir para a sua implementação de maneira mais rápida. Alguns estaduais, como o Carioca, estrearam regulamento neste ano e precisam mantê-lo por mais um para respeitar ao Estatuto do Torcedor. Assim, não terá como diminuir datas. E clubes como Vasco e Botafogo teriam de se filiar à Liga para poderem ser contemplados pelo novo torneio. Secretário-geral da CBF, responsável por convidade Nepomuceno, afirma disposto a conversar, mas deixa uma resposta para mais tarde.
– Está tudo aberto ao debate. Como esse é um tema muito discutido, por todo mundo que milita no futebol, torcedores, jornalistas, dirigentes, todo mundo tem opinião sobre calendário. A gente quer juntar isso tudo para ver se conseguimos sistematizar uma proposta. Não tem ainda uma opinião a respeito de uma proposta específica. Acharam a proposta do Daniel interessante. Mas não dá para concluir nada ainda – comentou.