Um dos mais importantes clubes do Rio de Janeiro, o America Football Club está de aniversário. A agremiação rubra completa 110 anos de existência e a torcida dos grandes do estado é pelo reerguimento do Mequinha, como é carinhosamente chamado.
– O America é uma parte importante da história do futebol brasileiro. Já revelou grandes jogadores e dirigentes. Sem dúvida nenhuma, a recuperação do America faria um bem enorme para o futebol carioca e brasileiro – declarou o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.
Roberto Dinamite, mandatário do Vasco, felicitou o America:
– Eu vejo que a importância do America para o futebol do Rio de Janeiro, para os quatro grandes, ela está acompanhada no seu aniversário. Não em 100%, mas em 110% na sua volta, sua tradição, no que o America representa para o futebol do Rio de Janeiro. E, mais do que nunca, mesmo tendo nossas dificuldades, acho que deveríamos ajudar o America no sentido de vir mais forte nas competições para que ele que possa voltar àquela tradição dos anos 60, 70 e 80, onde o America sempre foi um divisor de águas até para as conquistas de títulos de outras grandes equipes. Quando conseguia passar pelo America, você estava conseguindo meio caminho andado. Então, eu vejo dessa forma. O futebol do Rio de Janeiro merece ter um clube com a grandeza e a tradição do America, que é o segundo clube de todos nós. Ao America, parabéns por mais um aniversário e que a gente possa estar aí, de mãos dadas, tentando ajudá-lo naquilo que for possível. Parabéns, America! 110 de glória, 110 anos de superação, como nós também vivemos. Mas hoje o dia é seu. Parabéns!
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também torce para que o Mequinha volte a ser o Mecão e incomode os grandes do Rio:
– O America será sempre importante na história não só do futebol carioca, mas do futebol brasileiro. Eu vi a final de 1960 pela TV, e o America era sempre um adversário difícil. Torço muito por sua recuperação. Quero que o America volte ao nível de adversários como Fluminense, Botafogo e Vasco – declarou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira.
Por fim, Maurício Assumpção, gestor do Botafogo, espera que o America volte, pelo menos, à elite do futebol estadual:
– O America faz parte do futebol Carioca. E por que não dizer do futebol brasileiro!? Grandes clássicos, grandes decisões… Jogadores revelados no America chegaram à seleção brasileira. O Botafogo sabe dessa importância, tanto é que em 2009 essa diretoria do Botafogo fez um convênio técnico com o America. Na época, inclusive, com o próprio envolvimento do Romário. E nós nos disponibilizamos a resgatar o America e a importância do America para o futebol carioca. Eu espero que isso aconteça o mais rápido possível, porque o futebol carioca precisa reviver de novo os tempos de glória, e o America faz parte dessa história – disse.