O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou nesta quarta-feira que conta com apoio expressivo das federações internacionais para expandir o número de seleções participantes na Copa do Mundo. O dirigente planeja elevar o número de classificados de 32 para 48.
Segundo a “BBC Sport”, Infantino disse que as federações estão “majoritariamente a favor” da proposta. A afirmação foi a mais assertiva dada pelo presidente até o momento. Em outubro, ele declarou que existia um “sentimento positivo” em torno da medida.
As mudanças devem ser implementadas já para a edição de 2026 da Copa do Mundo, que ainda não teve a sede definida. Um acordo sobre o assunto pode ser anunciado durante a reunião do Conselho da Fifa, em 9 de janeiro.
– Ainda estou convencido a expandir a participação na Copa do Mundo para além de 32 equipes. Consideraremos ter entre 40 ou 48 times. Um torneio com 48 seleções seria disputado no mesmo período do modelo atual. E as federações estão claramente a favor – declarou Infantino à “Gazzetta dello Sport”.