Leonardo Gaciba diz que algumas pessoas passaram da dose na reclamação (Foto: Divulgação)

Não é de hoje que o assunto arbitragem sempre é polêmico no futebol e gera muitas reclamações de todos os lados. Mas o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, viu exagero nas cobranças feitas na última rodada do Campeonato Brasileiro e pediu respeito.

O ex-árbitro não citou nomes, mas ficou insatisfeito com algumas manifestações

 
 
 

— Acima de tudo, críticas todos podem fazer. Fico feliz que as decisões técnicas estão sendo corretas. Isso é muito bom. Mas, independentemente de acerto ou erro, tem que manter o respeito. Um respeito mútuo, pois cobro dos meus árbitros. Eles devem respeitar para serem respeitados. Não estou falando de fatos específicos, mas a rodada como um todo algumas pessoas passaram da dose – disse Gaciba em entrevista ao ge.

No jogo entre Fluminense e Bahia, por exemplo, Mano Menezes, técnico do time baiano, chamou o árbitro José Mendonça da Silva Junior de vagabundo. O fato foi citado na súmula. O treinador ficou insatisfeito com o pênalti marcado para o Tricolor com o auxílio do VAR no segundo tempo. Vale destacar que no primeiro tempo, a arbitragem ignorou um em favor do Flu em toque de bola na mão dentro da área adversária.

Mas Mano não foi o único a subir o tom. Renato Gaúcho, do Grêmio, derrotado na rodada pelo Santos, cobrou Gaciba publicamente sobre critérios do VAR. Alexandre Campello, presidente do Vasco, após derrota para o Flamengo, afirmou que o Cruz-Maltino foi garfado e citou decisões absurdas do árbitro.