Entrevista do programa Camarote Premiere, Pedro Abad, em dado momento, falou sobre o programa sócio futebol. Atualmente, o Fluminense tem pouco mais de 33 mil afiliados, mas o projeto, na opinião do presidente, ainda tem muitas deficiências. Ele prevê alterações no modelo e quer uma mudança no modo de pensar dos torcedores.
– O sócio torcedor do Fluminense ainda está num nível muito abaixo do que entendo ser razoável. Temos exemplos de clubes que tem receitas de sócio torcedor que é equiparada a cotas de TV. Tem duas TVs no ano. Estamos remodelando nosso sócio futebol com outra forma de enxergar o relacionamento do sócio com o clube. Eu, como torcedor, talvez seja uma das exceções. Torço para o clube, não para o time. O time pode ganhar ou perder, mas o clube tem de estar ganhando. Podemos ser campeões ou não, mas o clube tem de estar ganhando. O que precisa ser fortalecido, num macro cenário, é o clube. Fortalecendo o clube, você fortalece todo o resto. Uma receita de sócio torcedor do tamanho que o Inter tem, você cria uma vantagem competitiva tão grande que se sobressai no cenário – argumentou Abad, que também citou o programa do Palmeiras:
– A comunicação, não só da existência do plano, como tudo aquilo que envolve a associação, ainda é muito precária. Gosto muito de citar o caso do sócio futebol do Palmeiras, o Avanti, onde você encontra mutos sócios que não são torcedores do Palmeiras. A rede de descontos é muito ampla e vantajosa. Não interessa mais se você é torcedor daquele clube. Você tem um produto e precisa ser comunicado. A partir do momento que você recupera sua mensalidade mais do que você pagou em benefício você descola do momento do time, se o estádio é, Maracanã, Edson Passos ou Engenhão. Você fortalece a imagem de que o torcedor fortalece o clube e lhe dá vantagens.