Três meses após se aposentar, Fred iniciou, na última semana, uma das licenças no curso de treinadores da CBF. Mas seu retorno ao Fluminense pode acontecer ainda neste ano. Esse, pelo menos, é o desejo de Mário Bittencourt. O presidente tem conversado com o ex-atacante e ídolo tricolor e o quer na diretoria para ajudar no planejamento visando à próxima temporada.
— Estamos conversando com o Fred, avançado. Temos o desejo que ele venha nos ajudar na gestão, no trabalho que desenvolvemos no departamento de futebol. Ele também tem o desejo de retornar. Estamos tendo reuniões periódicas para falar de como seria esse modelo de trabalho. Não estou confirmando que volta, mas estamos caminhando para ele ajudar o clube na gestão em especial do futebol. Não sei (se para o ano que vem). Depende de alguns fatores. A gente gostaria que fosse agora para ajudar a montar o planejamento do futebol de 2023 – disse Bittencourt ao site Uol.
Por ser ex-jogador, Fred passou direto na Licença C da CBF, faz atualmente a B e só terá A e Pró pela frente depois da formatura.