A Fifa confirmou a presença do Inter Miami (EUA), de nomes como Lionel Messi e Luis Suárez, no Super Mundial de 2025, que, entre outros participantes, terá o Fluminense. Mas até nos Estados Unidos tal escolha causou críticas.
Site critica time de Messi no Mundial de Clubes
O site “The Athletic”, braço esportivo do tradicional jornal “The New York Times”, definiu o critério como “ridículo”.
— Lionel Messi no Mundial de Clubes faz sentido, mas como ele chegou lá é ridículo – diz o título do artigo publicado pelo site.
O Inter Miami teve a classificação confirmada no último sábado pela Fifa como clube do país anfitrião. O time de Messi garantiu a vaga após conquistar o Supporter’s Shield, um título simbólico conferido à equipe de melhor campanha na temporada regular da MLS – o campeão da liga é decidido somente após os playoffs.
— A Fifa não está nem escondendo mais. Quando você está precisando desesperadamente de um grande acordo de direitos de transmissão e alguns grandes patrocinadores americanos nos próximos meses, o momento da sutileza já passou. Se tudo parece muito conveniente, é porque é exatamente isso – fala um trecho do artigo.
Vale destacar que o Inter Miami é o único classificado para o Super Mundial devido ao desempenho em uma liga doméstica. Todos os demais foram campeões continentais ou pelo menos definidos pelos rankings das entidades de seus respectivos continentes. O Fluminense está no Mundial em virtude da conquista da Libertadores em 2023.