Campeão em 2022, Flu não recebeu qualquer valor de premiação (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Após dois anos sem dar lucro aos clubes, o Campeonato Carioca voltou a fechar um acordo de transmissão, mas não com todos os grandes. A expectativa era que com o acerto com a TV Bandeirantes voltasse a premiação para os campeões. Essa situação, contudo, ainda não é garantida, mesmo faltando menos de duas semanas para o primeiro jogo da final entre Fluminense e Flamengo.

O NETFLU apurou que haverá reunião esta semana entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e a Brax Sports Assets (detentora dos direitos de transmissão). A pauta vai ser o resultado comercial do Estadual, avaliando o que foi gasto e quanto foi recebido. A partir daí, se houver lastro de lucro, a maior parte dele será repassado ao campeão e, em segunda escala, ao vice.

 
 
 

Vale lembrar que desde o início do Carioca, após os imbróglios envolvendo o valor pago aos clubes pela distribuição dos direitos, a empresa alertava que seria necessária uma análise de marketing e comercial para ver se os números seriam positivos ao final de competição.

Em janeiro, numa entrevista para o portal UOL Esportes, o coordenador administrativo do Fluminense, Marcelo Penha, destacava a ansiedade por premiações aos finalistas.

– Esperamos que tenha premiação. Acho que com o aumento das receitas a empresa que está procurando os patrocinadores e as placas consiga. Ficou combinado que quando chegar a um certo patamar vai começar a criar um fundo para premiação. Se Deus quiser será um sucesso e terá premiação – disse Penha na ocasião.

A competição encerra oficialmente no dia 9 de abril, data do segundo jogo do Fla-Flu. Essa é a quarta final consecutiva disputada pelos clubes no Estadual. Atual campeão, o Fluminense luta pelo bicampeonato, algo que não ocorre desde meados dos anos 1980.