(Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense tem se caracterizado pelo uso de pontas nos últimos tempos, mantendo a estrutura defensiva com dois zagueiros. Entretanto, o técnico Roger Machado vê com bons olhos o 3-5-2, liberando as alas. Em entrevista ao jornalista do Uol Esportes, Mauro Cezar Pereira, ele comentou a respeito disto.

– Com dois alas com capacidade de terço final e habilidade, você consegue colocar muitos jogadores à frente da linha da bola. Eu acho que esse preconceito, nós já vimos no ano passado em alguns momentos algumas equipes no Brasil usando, com uma estrutura de marcar um pouco mais baixa e congestionar as amplitudes. Hoje, sobretudo a ideia de você ter uma linha de cinco em determinados momentos é em função da amplitude que está se dando no campo, uma amplitude muito grande, sobretudo com os pontas, ou com os laterais em amplitude, que faz com que você tenha que em algum momento colocar um jogador a mais nessa linha para que não dê o desequilíbrio e os espaços para o adversário – explicou e concluiu:

 
 
 

– Eu vejo isso tudo como muito cíclico e ela vai mudando de acordo com uma equipe específica que consegue fazer com grande capacidade em determinado momento e acaba criando uma escola novamente, eu vejo esse momento que nós estamos vivendo, eu vejo um momento muito adequado em função da característica de outros modelos que faz com que tu tenha que abrir em alguns momentos uma linha de cinco defensiva.