No Grupo A da Libertadores 2024, o Fluminense terá pela frente três adversários tradicionais na competição e em seus países. São eles: Alianza Lima (PER), Cerro Porteño (PAR) e Colo-Colo (CHI). Pensando nas viagens, uma delas já na próxima segunda-feira para enfrentar o Alianza Lima, no Peru, o portal GE traçou como será a logística do Tricolor para Lima, Assunção e Santiago. Veja:
Para a viagem mais longa, contra o Alianza Lima, no Peru, o Fluminense chegará descansado, sem atuar desde o dia 16 de março, contra o Flamengo, pela semifinal do Campeonato Carioca. A distância dos voos do Rio de Janeiro para Lima é de aproximadamente 3.846 km, com duração de aproximadamente 5h30 – vale lembrar que a delegação tricolor vai viajar em voo fretado.
Estádio: O Alianza Lima mandará seus jogos na Conmebol Libertadores no estádio Alejandro Villanueva, com capacidade de quase 34 mil pessoas. O palco leva o nome do primeiro ídolo do clube na década de 1930. Na liga peruana, o clube tem jogado no Estádio Nacional – impacto de uma sanção de oito meses devido ao apagão promovido no estádio em 2023, após o título do rival Universitario.
Na semana seguinte, após não atuar no final de semana, em que será realizada a final do Campeonato Carioca, o Fluminense irá receber o Colo-Colo no Maracanã entre os dias 09 a 11 de abril.
Para enfrentar o Cerro Porteño, no Paraguai, que deve ocorrer entre os dias 23 a 25 de abril, o Fluminense já estará disputando o Campeonato Brasileiro. Para a partida, a equipe terá um clássico com o Vasco, previsto para os dias 20 a 22 de abril, no Rio, além de uma viagem para São Paulo após o jogo, para enfrentar o Corinthians entre os dias 27 a 29 de abril. Os dois jogos são pela competição nacional.
Estádio: o Cerro Porteño joga num dos estádios mais novos da América do Sul: o Nueva Olla, reinaugurado em 2017. Ele usou a base de concreto do estádio antigo para se modernizar e tem capacidade para 45 mil torcedores. O investimento ficou na casa dos US$ 50 milhões. O Fluminense já atuou no local em 2021 — venceu por 2 a 0, pelas oitavas de final daquela edição de Libertadores.
A distância entre o Rio de Janeiro e Assunção, no Paraguai, é de aproximadamente 1.500 km de avião, com voos com duração de cerca de 2 horas.
Na sequência, o Fluminense terá pela frente o jogo contra o Colo-Colo, no Chile, entre os dias 7 a 9 de maio. A partida vai acontecer entre os confrontos em no Rio de Janeiro contra o Atlético-MG, entre os dias 4 a 6 de maio, e contra o São Paulo, no Morumbi, entre os dias 11 a 13 de maio. Os dois jogos são pelo Brasileirão.
Estádio: o Fluminense terá pela frente o Estádio Monumental David Arellano, conhecido como Monumental de Santiago, que tem capacidade para 47 mil torcedores. Recentemente, o local quase viveu uma tragédia: uma estrutura publicitária do Monumental de Santiago desabou em decorrência do peso dos torcedores. Segundo o jornal “El País”, do Chile, pelo menos nove pessoas ficaram feridas.
A distância entre o Rio de Janeiro e Santiago, no Chile, é de aproximadamente 2.900 km de avião, com voos com duração de pouco mais de 4h.
Para fechar a participação na fase de grupos, o Fluminense terá dois jogos em casa. Enfrenta o Cerro entre os dias 14 e 16 de maio, entre os jogos do São, no Morumbi, no dia 11, e o Juventude, no Maracanã, no dia 18 de maio.
Contra o Alianza, entre os dias 28 a 30 de maio, terá o clássico com o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 a 27, e a partida com o Atlético-GO no Maracanã, entre os dias 1 a 2 de junho. As partidas contra times nacionais são pelo Campeonato Brasileiro.